A face é a representação do que somos. É através dela que nos comunicamos e interagimos com o nosso meio: a visão, a audição, o paladar, a olfação, além das nossas expressões que traduzem nossas emoções e sentimentos.

 

A face mostra semelhanças familiares ligando-nos a nossa origem. Muitas alterações percebidas estão associadas a fatores genéticos ou de envelhecimento natural. E muitas vezes, existem características que gostaríamos de modificar.

A observação da forma e contorno da face, bem como seu padrão de oclusão dentária e seus aspectos funcionais fazem parte do exame clínico do paciente que busca, através da intervenção cirúrgica, melhorar alterações percebidas durante o sorriso e que podem ser causadas por diversas alterações nas dimensões dos ossos faciais.

O conhecimento e a utilização da análise facial através de medidas e padrões antropométricos são fundamentais para o diagnóstico correto e o planejamento da cirurgia facial.

© 2019 Clarissa Leite Turrer. Cirurgia Plástica Reconstrutora CRMMG 28280 - Cirurgia Plástica RQE 8686 - Cirurgia Craniomaxilofacial RQE 21303